Relatório Luzeiro XXX – Abril de 2019

No dia 31 de março a equipe luzeiro XXX saiu da base de Manaus com destino à Manacapuru para a realização das missões naquela região.

No trajeto da Base de Puraquequara até Manacapuru viajamos tranquilamente quando de repente  o comandante da embarcação percebeu que o motor estava com uma vibração diferente, então paramos à margem do rio Solimões, acima de Iranduba. Ele mergulhou e viu que a hélice estava com problema. Tivemos que reduzir a força para podermos chegar na cidade de Manacapuru e assim consertar o problema para seguirmos viagem.

Após resolver o problema no barco, prosseguimos nossa viagem com destino à base de Rosa de Saron onde passamos alguns dias na comunidade para organizarmos a casa da ADRA e o posto de saúde. Fizemos uma reunião para apresentarmos o Projeto Luzeiro e o novo enfermeiro, visitamos alguns comunitários e participamos de algumas atividades com eles.

No dia 10 de Abril chegamos à comunidade de Patauá II. Os comunitários foram bem receptivos , conhecemos um pouco da comunidade e fizemos nossa primeira reunião para falarmos sobre o trabalho que realizamos através do barco Luzeiro.

Ao visitarmos alguns comunitários, fomos convidados por algumas famílias para tomar açaí, almoçar com eles e assim nos conhercermos mais um pouco. Também visitamos  a comunidade de Samaria, que fica do outo lado do rio mas que  também faz parte de Patauá II. Nesta comunidade, no ano passado, uma equipe da União Noroeste Brasileira fez um projeto de construção de banheiros comunitários.

No dia 12 chegamos à comunidade de Passarinho onde conhecemos algumas famílias que também foram bem receptivas conosco. Visitamos essas famílias e nos reunimos para falarmos sobre o projeto que desejamos realizar naquela comunidade.

No sábado dia 13 de abril, chegamos à comunidade de Dominguinhos. Conhecemos um pouco da comunidade e fizemos uma reunião com os líderes e moradores para falarmos sobre o projeto. Fomos bem recebidos por eles, que ficaram muito felizes por estarmos dispostos  a ajudá-los em suas necessidades.

No dia 15 de abril viajamos com destino ao próximo local de trabalho. Paramos na comunidade de Samaúma para dormirmos e seguimos viagem no dia seguinte.

No dia 16 de Abril chegamos ao nosso destino, a comunidade Maranhão. Ali fizemos nossa reunião e visitamos alguns dos comunitários. O Joabi (nosso enfermeiro) fez alguns atendimentos e até assistimos um filme sobre a paixão de Cristo com eles. Conhecemos a família do seu Aroldo, pessoas maravilhosas e muito receptivas. Tive o privilégio de conhecer sua esposa, dona Mara, e suas filhas.

Ao conversar com uma das filhas ela me contou que estava passando por um grande problema de saúde e que os médicos não conseguiram descobrir o que era e ela não sabia mais o que fazer. Estudamos um pouco da palavra de DEUS, oramos e conversamos muito. Disse a ela que JESUS é o grande médico e que ela confiasse no poder DELE e que se O buscasse de todo coração. A presenteei com uma bíblia e um estudo bíblico, cd de estudos e passei muitos louvores para que ela escutasse com seu esposo e sua filha Aline.

Alguns dias depois ela disse estar muito feliz e não sentir mais os problemas e que continuaria a estudar a Bíblia e as lições e que gostaria de em breve se tornar uma Adventista do Sétimo Dia. Fiquei feliz em poder falar de Jesus para essa família e poder ajudar de alguma forma. Espero em breve poder vê-los muito bem quando retornarmos à comunidade de Maranhão.

No dia 18 de Abril quando estávamos retornando, paramos na comunidade de Samaúma para pegarmos algumas frutas que ganhamos dos comunitários. Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas precisando de atendimento. Não estava em nosso cronograma atender aquela comunidade, mas como a necessidade era urgente, o enfermeiro Joabi resolveu prestar os atendimentos.

Seguimos viagem e passamos o final de semana na comunidade São José do Passarinho. Ali há uma pequena casa cedida por um dos moradores que funciona como igreja. Estávamos na Semana Santa e aproveitamos para realizar algumas noites de palestras naquele lugar. Ali cantamos, oramos e até sorteamos alguns brindes. Foi muito agradável estar com aquelas pessoas.

Seguimos nossa viagem com destino à comunidade de Jacitara. Já havíamos marcado nossa reunião com os comunitários que seria no domingo de páscoa, porém, quando chegamos, não fomos recebidos da forma que esperávamos. Aguardamos então para que conseguissémos realizar a tão esperada reunião. Um senhor nos perguntou se nós tínhamos Bíblias para doação e nos pediu uma de presente. Ele também recebeu um estudo bíblico para poder aprender mais sobre Jesus.

Retornamos para a base de Rosa de Saron onde paramos a noite para dormir e no dia seguinte fomos visitar algumas famílias que estavam precisando de atendimento. Um pescador foi ferroado por uma arraia.

No dia 22 de Abril chegamos a Umari, uma das últimas comunidades a serem trabalhadas pelo projeto Luzeiro. Nossa reunião com os comunitários foi muito produtiva e eles ficaram muito felizes com nossas propostas também.

Assim concluímos as visitas nas comunidades que iremos desenvolver os projetos através do barco Luzeiro XXX durante o ano de 2019. E assim cumpriremos a ordem de Jesus: Ide por todo o mundo , pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16: 15.

Equipe Luzeiro XXX
Bruno, Regi e Joabi moram no barco Luzeiro XXX, que navega pelo Rio Manacapuru, atendendo às populações ribeirinhas.