Leo e Jessie Halliwell


A primeira lancha Luzeiro foi inaugurada em Julho de 1931 pelo casal Leo e Jessie Halliwell, com o objetivo de levar saúde espiritual, educação sanitária e assistência médica e odontológica gratuita às populações ribeirinhas carentes do Amazonas. Imaginem que hoje, temos a nossa disposição GPS, sonar, mapas e rádio, mas em 1930, não havia nada disso. Esse casal corajoso e pioneiro saía de Belém com seu barco Luzeiro I, e voltava para casa depois de 7 meses! Confiança em Deus, essa era realmente a chave do sucesso desse trabalho, que foi o responsável pelo início da Igreja Adventista no Amazonas.
A embarcação em que moravam Leo, Jessie e seus dois filhos, não era apenas sua casa, mas também funcionava como igreja, hospital e ambulância. São inúmeras as incríveis histórias de milagres em um tempo em que, pela falta de recursos e conhecimento, a mão de Deus podia ser sentida de uma forma impressionante por esta família, que deixou tudo para trás e dedicou sua vida para trazer amor, cura e principalmente, para trazer Jesus a um povo que nunca tinha ouvido falar de nosso Salvador.
V árias outras lanchas Luzeiro foram construídas nos últimos 80 anos, atendendo as populações carentes ao longo dos inúmeros rios da Amazônia. Durante estes 80 anos, milhares de pessoas foram diretamente beneficiadas pelo apoio prestado pelas lanchas. Em muitos casos, esta foi a única maneira destas pessoas receberem algum atendimento médico e odontológico.
O tempo passou, mas mesmo hoje em dia, o acesso às milhares de comunidades ribeirinhas da Amazônia, é feito quase que exclusivamente por barcos. Já não morrem mais tantas pessoas de malária como antes, mas até hoje, pessoas passam anos sem receber a visita de um médico ou de um dentista. E é justamente por isso, que esse projeto continua, e hoje já estamos no Luzeiro 30.
Se você é da área de saúde e sente o desejo de servir como voluntário em um de nossos barcos, entre no link abaixo e saiba como participar!